saga

saga

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estrutura para a laje

Oi gente!

Agora temos a estrutura para a laje!
Eu achava que bastava uns palitos de concretos deitados e alguns tijolinhos achatados para se ter uma laje, mas que nada! Para se ter uma laje é preciso muitos detalhes...
Primeiro se contrata uma empresa que faz lajes para ela fazer um estudo e fazer a sua laje personalizada (eu achava que era só ir lá e comprar os palitos e tijolinhos).
Depois a loja de laje entrega os palitos e tijolinhos personalizados e conforme solicitado pelo engenheiro (treliças etc.)
Aí o pessoal da obra faz uma estrutura de madeira para escorar os palitos e tijolinhos, primeiro na horizontal e depois na vertical com aquelas escoras que estavam no terreno do vizinho que mostrei no post passado. Só depois de tudo isso são colocados aos poucos os palitos e tijolinhos.
Em cima dos palitos com tijolinhos são colocadas malhas de ferro, é uma malha mesmo de 2m x 3m com espaço entre os ferros de 20cm. Essa fase já foi concluída. Oba!!

Para a gente ter uma laje definitivamente, ela precisa ser concretada, que é a massa de cimento, pedra e areia que vai por cima de toda a estrutura. Aqui entra outro detalhe: no projeto, o engenheiro achou melhor usar um tal de concreto FCK 20, que é aquele feito por usina e mandado por caminhão para a obra e bombeado para a laje (a gente poderia fazer o concreto tradicional na betoneira e fazer os pedreiros encherem a laje usando baldes, mas, por ser mais demorado, corríamos o risco do concreto secar e haver emendas e isso não pode acontecer). Aí lá vai a Silvia fazer 5.369 orçamentos até fechar com uma usina que apresentou um diferencial: além do preço, eles tem um esquema de pesar o caminhão quando ele sai da usina para comprovar que estão trazendo a quantidade que comprei e o caminhão vem lacrado para evitar que o caminhoneiro mal intencionado venda meu concreto em pequenas porções pelo caminho! (Tem isso no mercado da construção gente! Vê se pode?).

Mais fotinhas:

Aqui é a estrutura de madeira do beiral, na casa inteira foi feito assim para a laje

Aqui são os palitos de concreto com os tijolinhos e em cima de tudo a malha de ferro

Aqui é o meu quarto com as escoras sustentando a estrutura da laje

E aqui é a sala cheia de escoras (aquele clarão ao fundo é o jardim de inverno)

Beijoca!

5 comentários:

  1. Sil

    Qual a previsão para inicio do acabamento?

    Je

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Je,
      Essa fase é lá para março/abril de 2013. É que agora muita coisa depende da secagem total da laje e os pedreiros tiram férias em dezembro. Beijo!

      Excluir
  2. Eba, uma laje pronta, tem mais uma depois em cima do segundo andar, né?

    Beijos mil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!!
      Que saudade! Ainda bem que estamos conectadas pelos blogs rs! Vc faz parte dessa obra mesmo longe...

      Não tem outra laje não. Agora é só o telhado que será bem alto para podermos usar o espaço acima da laje como ático. Beijão!

      Excluir
  3. Ah, é mesmo, esqueci que no final nao ia ser sobrado...

    Eba, faço parte da obra mesmo de longe, fiquei feliz!

    Te adoro!

    Beijo!

    ResponderExcluir