saga

saga

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Agora temos portas!

Oi gente! Hoje o post é grande!

As nossas portas estão devidamente instaladas! Mas antes de mostrá-las vou contar a novelinha das portas.

Primeiro capítulo: "A escolha das portas"
Nós não entendemos nada sobre portas! Muito menos sobre as madeiras usadas para fazer portas. Pior é que não é só a porta, tem o caixilho e as vistas para escolher (aquilo que fica em volta). Como são muitas as opções, fizemos alguns orçamentos e cada loja que a gente passava dizia que as portas feitas com a madeira que ela trabalha é a melhor. Tudo isso só criou mais confusão. Então pedimos ajuda para o super pedreiro que disse que o importante é o caixilho não ceder, assim, para portas internas deveríamos usar cambará e para a porta externa, itaúba. A porta em si não tem muita diferença, bastava que fosse reforçada. Pronto! Resolvido.

Segundo capítulo: "A porta principal"
Gente, eu nunca reparei na porta de entrada das casas que visito, então parecia que seria fácil decidir o modelo da porta de entrada da nossa casa, mas não foi nada fácil. Os únicos parâmetros que tínhamos eram que:
- não pode ter desenho entalhado de bicho ou planta. Não gosto daqueles desenhos, aqui na minha rua tem três casas com desenhos entalhados: uma tem um tuiuiú e as outras duas tem araucárias entalhadas. É muito feio (me perdoe que tem isso na casa, mas acho horrível).
- não pode ser aquela porta tipo "madeirite" e tem aquele detalhe que é feito tirando uma lasquinha, acho aquilo feio também. Se a porta terá algum detalhe, que seja de madeira de verdade!

Terceiro capítulo: "As portas internas"
Após ver o post sobre iluminação na casa da Flávia do Olha o meu apê, convenci o maridex que as portas internas seriam brancas para que o efeito da iluminação do corredor ficasse mais legal. (para entender a diferença vejam o post da Flávia).

Quarto capítulo: "A compra das portas: carta branca para o maridex"
Eu e o maridex simplesmente não achávamos tempo de irmos JUNTOS às lojas de materiais de construção e/ou marcenarias para escolhermos as portas. Então, cada um que passava em frente a alguma loja fazia um orçamento e trazia para o outro ver, mas não adiantava explicar como era a porta, o outro sempre queria ver com os próprios olhos para aprovar ou não a escolha. Isso já estava fincado chato, foi quando o maridex foi à loja de materiais de construção, comprar alguma coisa que o super pedreiro pediu, e me ligou dizendo que havia encontrado uma porta externa que se encaixava nos parâmetros que eu exigia, havia encontrado também os caixilhos sugeridos pelo super pedreiro, viu também portas internas já com o fundo branco e achou uma promoção de fechaduras. Disse que tiraria fotos e traria para eu ver. Como minha paciência estava no limite, a obra parada por causa da falta das portas, resolvi dar carta branca para o maridex, disse: "compra tudo aí". Ele comprou.
No dia seguinte veio a entrega e, após assinar a nota, a música de suspense do filme "Tubarão" começou a soar conforme me aproximava das compras feitas pelo maridex (rs!). Examinei tudo e... A-DO-REI! Valeu cada gota de saliva dispensada azucrinando as orelhas do maridex explicando o que gosto e não gosto, ele lembrou tudinho e trouxe coisas bem legais.

Quinto capítulo: "A instalação das portas"
Eu achava que colocar portas era algo simples e cheguei a pensar em eu e o maridex colocarmos as portas sozinhos. Foi quando o super pedreiro disse: "eu vou pagar para alguém colocar as portas da minha casa porque eu não me arrisco, não tem coisa pior que porta rangendo, arrastando no piso ou fechadura que não fecha." Então fui convencida, muito a contra-gosto contratamos o Seu Altair para instalar as portas. O homem muito caprichoso começou seu trabalho e...

Sexto capítulo: "Super pedreiro errou na medida"
O Seu Altair descobriu que o super pedreiro fez o buraco para portas de 2,10m de altura, mas essa é a medida da porta... E o espaço para o caixilho? Hello!!!
A solução era ou cortar as portas ou quebrar as paredes (coisa que o Seu Altair não fazia). O maridex decidiu ele mesmo quebrar as paredes já que o super pedreiro tirou outra mini-férias para resolver assuntos pessoais. O maridex pegou uma marreta e fez um ótimo trabalho. Olha:


Com as paredes quebradas o Seu Altair fez o trabalho dele e foi um investimento tê-lo contratado, é um serviço minucioso que eu e o maridex nunca teríamos feito com tanta destreza.

Enfim, o serviço do Seu Altair:

Primeiro pôs os caixilhos e fixou com madeiras para não ceder

Usou essa espuma para preencher o vão entre a parede e o caixilho

Com a espuma seca, instalou as portas e as fechaduras

Agora com as vistas (suíte)
Ainda vamos pintar os caixilhos de branco também

Quartos e WC social

Essa é a fechadura escolhida pelo maridex, 
depois de pintar a porta o adesivo azul será retirado

Eis a porta principal, feita de eucalipto 90cm X 210cm

Agora do lado de dentro. É mais clara que o caixilho,
mas é porque está sem tratamento ainda.

Maridex escolheu puxador e chave tetra,
fiquei feliz com a escolha dele

Agora a casa está mais quentinha e com cheiro de madeira. Ela fechada deu mais privacidade para quando fico lá "namorando" cada detalhe.

Próximos passos: pintura do forro de gesso, laminado dos quartos e cozinha planejada! Oba!

Beijoca!

8 comentários:

  1. Ficaram muito boas, estou indo sexta-feira comprar as minhas, pretendo por frisadas e brancas.
    O puxador da porta de entrada ficou show! Muito bom!

    Bjos

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
  2. Que trabalhão hein!? Mas valeu a pena

    ResponderExcluir
  3. lindo lindo lindoo!!
    E tao bom a gente ver cada etapa sendo concluida neh?
    Poder ir riscando o q ja foi.
    Bjs
    donadecasaearteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia, nossa que novela né, mas o importante é que tudo deu certo e o melhor, ficou LINNDDOOO!! Parabéns pela escolha do maridex, rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Está td maravilhoso Sil. Com as portas vai dando cada vez mais a sensação de casa, de aconchego!
    Beso

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvia!
    Estou chegando pra conhecer seu cantinho e já estou te seguindo!
    Vejo que já cheguei numa hora adiantada, então vou me entreter lendo sua história desde o princípio!
    Já vejo que vc tem muito bom gosto, pois essa porta de entrada com esse puxador imenso, é simplesmente maravilhosa!

    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!!
    Elogiei os produtos no blog justamente porque o resultado foi ótimo, minha casa está super cheirosa!!!
    Muito legal ver as portas no lugar, a principal é um luxo!!! Beijos

    ResponderExcluir