saga

saga

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Furos para os spots

Oi gente!

O gesseiro nos pediu para marcar no forro de gesso os locais onde a gente queria colocar os spots. Pediu que fizéssemos antes do pintor pintar o forro porque se ele precisasse mexer em alguma coisa, por exemplo, trocar uma placa de gesso que tricasse etc., não precisaria dar retoque na pintura, ou seja, o que for para dar errado tem que ser agora.
A gente perguntou se ele tinha uma ideia da distância entre as lâmpadas para dar um efeito legal porque no projeto lumino-técnico que fizemos lá em 2009/2010 não tem essa informação. O gesseiro sugeriu deixar um metro entre elas. Achamos uma distância muito grande, então dei uma pesquisada na internet e vi que uma design sugeria que os spots ficassem com 50 cm de distância entre um e outro e a 20 cm de distância da parede.
Eu e o maridex concordamos que 20 cm da parede é uma distância boa, mas meio metro um do outro é muito perto! Essa distância faria com que tivéssemos que comprar mais lâmpadas, encarecendo nossa obra. E como pretendemos usar lâmpadas dicróicas, aquelas que geram luz a calor, iria virar um fornalha embaixo da fileira de lâmpadas!
Tá, sabemos que o ideal seria colocar lâmpadas de led que são mais econômicas e não geram calor, mas com o preço de uma lâmpada de led dá para comprar três dicróicas! 

Chegamos à conclusão de achar um meio termo entre a opinião do gesseiro e da design da internet. Medimos, olhamos, testamos e chegamos à medida de 84 cm entre as lâmpadas. Dando um total de 10 lâmpadas para toda a sala.
Chamamos o gesseiro e ele já fez os furos e puxou a fiação para as lampadinhas! Nós gostamos da distância que escolhemos: nem muito perto e nem muito longe. Olha:

Essa lâmpada que está aí usamos por enquanto para 
iluminar a obra à noite, quando o super pedreiro fica até mais tarde, 
ali será o ponto para o futuro pendente sobre a mesa de jantar



Na Cozinha optamos por uma luminária de embutir quadrada de 35 cm com capacidade para três lâmpadas. Vamos colocar também um ponto de extra para iluminar a bancada de trabalho, assim eu não faço sombra naquilo que estou preparando porque ficarei de costas para a luminária de embutir. Olha:



Essa é a luminária de embutir da cozinha

Naquele ponto de luz no jardim de inverno, acima da escada, o maridex escolheu uma luminária estranha, eu queria aquela que ilumina para cima e para baixo, aí ele veio com a ideia de usar uma que iluminasse para todos os lados porque subir e descer a escada é perigoso e exige mais luz. ¬¬ Tá, essa ele venceu...


Essa é a luminária que ele escolheu

Agora o pintor vai terminar de pintar o forro, e só depois poderemos instalar tudo. Estamos muito curiosos para ver tudo aceso já que não temos a mínima ideia se as voltagens que compramos são suficientes: será deixarão a desejar ficando um breu? Ou ainda, iluminam muito, deixando o ambiente tipo hospital? Isso são cenas dos próximos capítulos.

Ah! O pessoal da cobertura de vidro do jardim de inverno estão se enrolando muito para virem terminar o serviço, dizem que deu um problema no forno que "tempera" os vidros. Enquanto isso, quando chove com vento aparece uma goteira bem pequena lá na obra. Ela não estragou nada, mas estou bem preocupada.

Próximo passo: instalação das portas (já compramos as portas, eba! Tem novelinha essa história também, mas isso é assunto para outro post).

Beijocas!




8 comentários:

  1. Ficou bom a distancia, tomara q de certo. Boa sorte! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Achei que a distância ficou bem bom Sil...
    Não sei se vcs fizeram, mas aqui em casa deixamos separado em dois pontos para ascender a luz. Posso ascender umas de um lado e a outras não, assim vc controla mais a luz...E tb colocamos o dimer (não sei se escreve assim) que controla a intensidade da luz!
    Beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Je, a gente deixou com interruptores saparados, mas essa ideia do dimer é muito legal! Vou falar com o maridex!

      Excluir
  3. Oi Silvia! Realmente a distancia entre aslampadas eh um dilema, mas achei a sua solução ótima!!! Tb queria ter leds aqui, mas como vc disse, são mto caras, afff!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvia!
    Lá na casinha também coloquei spots...na época fiz com uma distância de mais ou menos 70 cm e achei que ficou ótimo...coloquei na sala mas só foram 5 pontos. As minhas são dicróicas tb.

    Leds seria ótimo mesmo, mas é tão caro!

    Bjos

    Cris - A Dona da Casa

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvia esta ficando lindo seu projeto de gesso, lá me casa não vejo a hora de poder $$$ fazer o nosso, rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Acho que você deveria repensar as lâmpadas. Há lâmpadas de led embutidas por 12,00 a 15,00 reais no mercado livre. O investimento maior será facilmente amortizado na conta de luz. Obrigado pelas dicas e por compartilhar a experiencia quanto à distância dos spots. Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir