saga

saga

domingo, 17 de abril de 2011

Coleta da água da chuva




Oi gente!

No último post comentei que o engenheiro terá que alterar o sistema de coleta da água da chuva.
Aconteceu que desde nossos primeiros contatos eu comentei brevemente com ele que eu tinha visto um sistema que depositava a água da chuva em uma cisterna que fica sobre o laje e não enterrada no chão como a maioria faz (como na imagem acima).
Nós optamos por essa forma, pois:
  •  caso aconteça algum problema, não é preciso desenterrar a cisterna para arrumá-la.
  • A água já fica lá em cima, não precisando gastar com tubulação para a água descer e depois subir.
  • com a cisterna sobre a laje, a água corre para as torneiras específicas apenas com a força da gravidade, não precisando instalar bombas.
 Escrevi sobre isso para ele umas 5 vezes e nunca obtive resposta.

Na última vez ele me respondeu que isso era impossível, pois as calhas ficariam abaixo da laje, impossibilitando o abastecimento da cisterna.

Aí EU fui pesquisar sobre o sistema, não achei muitas coisas... Sabe que nos deu luz? O PEDREIRO, aquele mesmo que nos foi tão gentil e esclarecedor (mais do que o próprio engenheiro).

Na mesma hora enviei um e-mail para o engenheiro explicando como se faz o sistema de coleta de água da chuva com cisterna sobre a laje.
Ele me respondeu que teria que verificar se esse sistema era compatível com os parâmetros da Prefeitura (olha a desculpa!). E iria conversar com a nossa arquiteta.

Como ele não me respondeu mais e a arquiteta avisou que o projeto tinha sido aprovado, perguntei para ela se o engenheiro tinha conversado com ela sobre o tal sistema. Ela disse que NÃO, e que a prefeitura aceita sim esse sistema, inclusive a Construtora Baggio usa muito!

Que raiva desse engenheiro!

Na mesma hora encaminhei o e-mail dela para ele, aí ele disse: "Vou fazer uma reunião com a arquiteta para acertar esses pontos e arrumar o seu projeto". (Lembrando que são projetos paralelos, o da arquiteta é o arquitetônico que foi aprovado e o do engenheiro são: elétrico, hidráulico, coleta da água da chuva e central de gás).

Ainda bem que não aceitei receber os projetos do engenheiro quando ele disse que estavam prontos!

Agora ele vai ter que arrumar (bem feito, bem feito! rs!).

Ficamos aguarando...

Ah! Para quem tem interesse, o tal sistema funciona com uma calha secundária, que fica há alguns metros da cumeeira (ponto mais alto do telhado).
A calha secundária é um "corte" no telhado. A água da chuva que cai no trecho entre a cumeeira e ela, escorre direto na cisterna sobre a laje. O restante, cai na calha normal. Super simples, né? E o engenheiro com mestrado não conhecia!!!! Mas o meu super pedreiro sim, e disse que é fácil, rápido e barato de se fazer. ; )

Beijoca!

4 comentários:

  1. Tenho uma dúvida... Com o tempo não coneça a depositar resíduos no fundo da caixa de coleta de água de chuva? Ou existe algum tipo de filtro antes da água ser armazenada? Se eu morasse numa casa iria querer um sistema desses... só pra lavar o carro e a calçada já vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser interessante este tipo de sistema de coleta da água da chuva que vc apresentou. Realmente eu só conhecia aquele que fica no chão. Boa ideia Silvia...Também penso em colocar na minha futura casa...
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eita, essa minha amiga é mesmo obstinada, hein?
    Legal, adorei as informações, Sil!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. conta p gente como ficou esse projeto da cisterna sobre a laje

    ResponderExcluir