saga

saga

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Pedreiro Vs Engenheiro

Oi gente!

Ontem tivemos uma experiência interessante. Conversamos com um pedreiro e logo depois que ele foi embora, falamos com o engenheiro. Com essa experiência concluímos que o pedreiro sabe muito mais do que o engenheiro com mestrado.

Explico: nossas dúvidas referente à obra foram respondidas com muita convicção e embasamento apenas pelo pedreiro.

O engenheiro não tem vivência em obras... Apenas mexe com papéis. Tudo bem que ele vai registrar onde passarão cada cano, conduíte, viga, pilar, a espessura das barras de ferro etc. Mas o pedreiro sabe todos os passos de uma obra.

Nós perguntamos aos dois sobre as visitas técnicas que a Prefeitura faz (caso não esteja tudo certinho a gente é multado). O pedreiro explicou as fases certas que ela vem e que a partir de determinado ponto ela não vem mais por considerar que a casa não corre risco de cair. Já o engenheiro disse que essa parte burocrática eu deveria ver com a arquiteta, ou seja ele não sabia!

Outra coisa, perguntamos para o pedreiro sobre materiais para evitar o mofo na parede que será geminada com o vizinho e também o que fazer para que o chão não sue (cerâmica que sua é horrível!). Ele respondeu tim-tim por tim-tim dizendo que indicava marca tal, com o material tal etc. Já o engenheiro não quer nem saber disso, ele só irá visitar a obra na hora de executar as sapatas de sustentação e a concretagem da laje, só para garantir que tem os ferros que ele pediu lá. Só. E isso só se a gente chamar, se não ele nem vem!

Eu estava achando que qualquer probleminha que tivesse na obra, seria ao engenheiro que a gente iria recorrer. Por exemplo: achava que era ele que iria verificar se cada coisa está no seu devido lugar. Mas na verdade é a gente que tem que ficar vendo com o pedreiro!

Nesse caso, nós precisamos de um pedreiro bom e confiável. Logo, vamos fechar negócio com este que falamos ontem que é amigo de infância do maridão, é bem articulado ao falar (a maioria é brucutú casca grossa), mostrou obras que executou e que estão em andamento e está tudo certinho! Muito caprichoso ("bate forte o tambor eu quero tique-tique-tique-tá" - toda vez que uso essa palavra lembro do Festival de Parintins, desculpe, não resisti).

Nós gostamos também do preço que ele pediu e da forma de pagamento: ele fez a mão-de-obra a 260,00/m, e o pagamento é realizado conforme as etapas forem sendo concluídas (nossa vizinha pagou 50% no início da obra, conforme o pedreiro dela pediu, e o cara fugiu!).
Esse valor inclui: erguer e cobrir a obra, passar todo o encanamento e conduítes, rebocar a casa e calfinar por dentro. . (Depois eu faço um post sobre a fração dos serviços).

Graças à economia aquecida em nosso país, há fila de espera para contratar mão-de-obra para a construção civil... Assim, entramos na fila e pegamos a senha que será chamada em maio.

Nós estávamos programando para junho/julho, isso significa que iremos adiantar a obra! Oba! (Ai meu Jesus Cristinho, ajude a dar tudo certo e que a gente arranje dim-dim para pagar tudo!)

Beijoca!

8 comentários:

  1. Oi Sil. Me diz uma coisa, esse engenheiro era tipo autonomo? Ou era de uma construtora?
    Na verdade creio q vc achou um pedreiro muito bom que se envolve no processo, não é muito fácil achar um que saiba de td isso!
    Outra pergunta ele vai cobrar 26 o metro quadrado construído é isso?
    Beso

    ResponderExcluir
  2. Oi Je,

    desculpe, faltou um "0" na digitação do preço... Já arrumei lá em cima. É 260,00 por metro quadrado só a mão-de-obra (sem o material de construção).

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Silvia, como está cara a mão-de-obra né? Meu Deus!!!!
    Estamos planejando em começar nossa construção em janeiro/2012...outubro +ou- vamos começar a correr atras de pedreiro....
    Ainda bem que vc conseguiu um pedreiro bom e confiável...
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. E eu também estou atrás de pedreiro para reformar a cozinha... Esse tipo de prestador de serviço é difícil de encontrar um realmente bom. Geralmente os bons já estão com a agenda lotada...

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!

    Preciso te dizer que amei o caprichoso, hahahaha!
    Imagino o pedreiro trabalhando e cantando "bate forte o tambor"...

    É isso aí, amiga, vai que vai! E no fim vai dar tudo certo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Meu nome é Vanessa e estou tentando terminar a construção da minha obra... o conselho que te dou é o seguinte.... não se comova com a vida das pessoas.... hehehe eu e o meu marido somos muito bons e garanto que não exigimos nada de mais dos pedreiros.... os que começaram a reforma da minha casa combinamos o valor x aproximadamente o que os teus te cobraram e começamos eles foram muito bem pagando por etapas como você o que acontece é que teve mes que eles não termianaram a etapa e não tinham recebido nada e começamos a adiantar resultado eles fizeram o bruto ficou aproximadamente 30% para terminar a reforma e acabou o $$$$. e eles se mandaram...... Bom agora to com uma dificuldade imensa de conseguir uma equipe

    ResponderExcluir
  7. para terminar a obra faz 2 meses que arranjo gente .... e elews trabalham uma semana e vão embora.... to exausta e não aguento mais......

    não sei o que fazer ... e estou desesperada procurando uma equipe que termine.... não que esteja sobrando $$$ mas preciso terminar.... a minha vida ta travada... era para ter me mudado em Janeiro ... então se alguém ..... tiver alguém para me indicar que comece e termine... ..... agradeço ...

    vanessa@tagpropaganda.com.br

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Silvia.
    Se você tivesse contratado um arquiteto ele com certeza saberia te dar todas essas informações, pois a s empresas do ramo da construção civil valorizam mais os arquitetos, pois são eles que indicam os produtos, e são informados e treinados com determinados materiais, já os engenheiros na sua grande maioria são administradores e calculistas. Pense nissso.....

    Um abraço,

    Marcos

    ResponderExcluir