Oi gente!
1) Levantar documentação de quitação do terreno (Última promissória, mais documentos do contrato registrado em cartório etc.);
2) Levar documentação no Cartório de Registro de Imóveis (é outro cartório que enfia a faca! O Registro de Imóveis saiu por R$ 700,00!!);
3) É claro que faltou documentação (eles nunca facilitariam as coisas... avisaram 1 mês depois), levar mais papéis no Registro de imóveis;
4) Após 60 dias, buscar o Registro de Imóveis comprovando que o terreno É NOSSO (essa parte foi a mais legal!);
5) Levar o Registro de imóveis na Prefeitura, setor de finanças, para eles registrarem que o terreno é nosso no sistema e o IPTU vir no nosso nome;
6) Levar no setor de urbanismo da Prefeitura o documento que comprova que o IPTU já está no nosso nome e pedir uma certidão de endereço;
Pronto! Está tudo certinho!
Se não fosse o pequeno problema de o nome da rua estar errado no Registro de Imóveis! =(
Depois de termos feito a escritura de contrato de compra e venda, a Prefeitura mudou o nome da rua, e agora teremos que fazer uma averbação no Registro de Imóveis que é feito com base na escritura... e é claro que isso tem custo...
Com os documentos todos certinhos, procuramos uma arquiteta e ela nos orientou a contratar um topógrafo para ele fazer um levantamento topográfico do terreno. Foi importante que tudo estivesse certinho na Prefeitura porque é de lá que o topógrafo vai iniciar o trabalho dele (o nome da rua não trouxe problemas aqui).
Dica: Quando for contratar um topógrafo, acerte antecipadamente quem irá pagar a taxa do CREA. Nosso topógrafo, muito espertinho, fez um preço mais em conta. Mas depois, entregou o boleto do CREA para a gente pagar! Eu não queria pagar, mas o maridão achou melhor não arranjar encrenca.
Com o levantamento topográfico em mãos, a arquiteta iniciou o projeto arquitetônico da casa! Uebaaa!
No próximo post a primeira versão...
Beijoca!
Minha nossa! quanta taxa!
ResponderExcluirEnfim... estou anciosa para ver a casa pronta
isso sim...
2011 é o ano da virada! iuuuupi!
Que legal, Sil, bem informativo!
ResponderExcluirSeu blog vai poder ajudar muita gente!
Beijos!
Cara, essas paradas de papelada é um saco! Eu prefiro entregar na mão de um despachante, se é que existe pra fazer esse tipo de coisa. Pelo menos pra comprar meu apê eu fiz isso... Gastei um pouco mais mas economizei uns 5 anos de vida e alguns fios de cabelo branco a menos (na verdade eu devo ter uns 5, por enquanto).
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