saga

saga

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ático?


Oi gente!

Já que o nosso projeto permite, nós vamos seguir uma dica do nosso tio (Laércio): deixar tudo pré-estruturado para podermos futuramente usar o ático da casa.

Nós estamos satisfeitos com os 3 quartos... Mas o nosso tio nos advertiu que futuramente a dinâmica da nossa família pode mudar e talvez precisaremos usar o ático para fazer um novo quarto, ou um escritório, ou um home teather, ou uma sala de jogos (hum!), sei lá, qualquer coisa...

A arquiteta reforçou essa idéia, dizendo que o pé-direito (altura do chão ao teto) lá em cima é suficiente.

Isso tudo só é possível porque o telhado da nossa casa será bem alto. Ele ficou assim para poder ter a queda suficiente para a água da chuva não empoçar nas telhas.

Olhem a foto que tirei do projeto para vocês terem uma idéia. É a vista lateral esquerda da casa:


Aí eu pensei: mas como iremos subir até lá?

A arquiteta deu a solução: podemos instalar uma escada vazada em cima do jardim de inverno!
O engenheiro ficará ciente disso e vai preparar, caso precise, as paredes dali, que um dia poderão sustentar uma escada.

Foi muito legal pensarmos nisso agora. Assim, o engenheiro já prepara a laje mais forte de forma que ela sustente móveis e pessoas. E já deixaremos conduítes livres para essa área, daí não precisa de quebra-quebra caso a gente queira subir na vida!

O acabamento lá no ático poderá ser em drywall (barato, limpo e rápido de se fazer).

Esse planejamento não aumentou em nada o custo da obra (agora). Então fica aí a dica: você pode usar aquele espaço entre a laje e as telhas sem mexer no orçamento!

Amanhã, uma prévia da fachada.

Beijocas!

3 comentários:

  1. Massa aí vc pode comprar tipo uma bateria e/ou um guitarra pros seus filhos e daí eles podem fazer um sonzão no ático!

    ResponderExcluir
  2. É, essa ideia é muito boa mesmo, Sil! A gente também tem uma laje legal lá em casa, que um dia pode virar um quarto a mais. Por enquanto ele tem uma abertura grande de sótão e a gente guarda tudo o que é tralha lá em cima. Ajuda um bocado!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ático sempre esteve em nossos planos, vc pode fazer um escritório, um atelie, um quarto de brinquedos, quarto de música..ixi tanta coisa...

    ResponderExcluir