saga

saga

sábado, 11 de dezembro de 2010

Pontos elétricos e hidráulicos

Oi gente,

Ontem foi a reunião com a arquiteta para definir os pontos elétricos e hidráulicos.
Ela apresentou a planta da nossa casa já com sugestões desses pontos, sendo uma planta para os hidráulicos e outra para os elétricos.

Apontar os pontos hidráulicos foi moleza. Afinal, são na cozinha, nos banheiros, no jardim de inverno e no quintal. Apenas tomamos cuidado para apontar onde serão os pontos com água quente e fria e os que serão apenas com água fria.

Agora, os pontos elétricos foi uma "rabisqueira" na planta... Aff Maria!

São muitos detalhes!

Pontos de energia (tomadas) externos:
  • tomadas 110 e 220 a 30cm do chão em pontos estratégicos para o cortador de grama, wapp e aspirador de pó para quando for lavar o carro;
Pontos de energia internos:
  • tomadas em todos os cômodos já definindo a altura que ficarão na parede (30, 110 ou 210cm do chão). colocamos muitas, viu Denis!;
Luzes externas:
  • arandelas nos muros;
  • lâmpada com sensor de presença na garagem;
  • lâmpada no hall de entrada;
  • ponto elétrico de chão no centro do jardim da frente para instalarmos um postinho (é tão fofo!);
  • decidir pontos de acionamento (interruptores para acender todas essas lâmpadas);
Luzes internas:
  • lâmpadas em todos os cômodos;
  • pontos de acionamento;
  • pontos de acionamento paralelo (acende em um interruptor e apaga e outro);

Definimos também os pontos que a arquiteta chama de lógica, que são os cabos de internet e TV a cabo.

Todas essas marcações são para o engenheiro fazer o projeto, já pensando nas nossas necessidades apontadas no projeto arquitetônico (é ele quem vai fazer a parte elétrica e hidráulica).

Ainda bem que eu tive um clic e perguntei para a arquiteta se precisavamos fazer alguma coisa no projeto agora caso fossemos fazer algum trabalhado em gesso com spots (copiando a Amanda, dona do meu blog inspirador).

A arquiteta explicou que sim! A gente tem que pensar em tudo antes para depois não pecisar quebrar paredes. Por exemplo: se a gente planejou ter apenas uma lâmpada em cima da mesa de jantar e uma lâmpada central na sala, nós precisaríamos comprar um interruptor com dois botões, certo? Se no futuro a gente quisesse colocar gesso com spots, a gente precisaria quebrar a parede e colocar um interruptor maior, com quatro ou seis botões, se não, de que adianta ter jogo de luzes se tudo é ligado ao mesmo tempo em um único botão?

Então, vamos fazer um orçamento com uma pessoa que trabalha com a arquiteta, para ela nos orientar sobre posição das lâmpadas, número de pontos, quantos watts etc... Quero que minhas salas de TV e de jantar sejam bem aconchegante. (é claro que se ela enfiar a faca, vou copiar de revistas mesmo).

De quebra, a cozinha também vai ganhar um charminho, já que tudo é integrado. Lá, é suuuper importante ter um ponto de luz em cima do local de trabalho, se não, a cozinheira (eu) faz sombra sobre aquilo que está fazendo... Eu sofro muito com isso aqui na edícula.

Bom, é isso, desculpem o post gigante!

Beijoca!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quantos detalhes Sil. Tem q saber exatamente o que quer na casa né?

    ResponderExcluir
  3. Duro é pensar em tudo isso quando a casa de verdade ainda não existe...

    Mas é isso aí, com orientação tudo vai dar certo!

    Beijos, Sil!

    ResponderExcluir